O dinamarquês Bertel Thorvaldsen (1770-1844) é reconhecido em toda a Europa como um dos principais escultores neoclássicos. Aos 11 anos, ele ingressou na Academia de Arte, em Copenhague, onde ganhou as 4 medalhas da instituição. Entre suas obras mais importantes, estão a colossal série de estátuas que retratam Cristo e os doze apóstolos. Acredita-se que a obra intitulada “Cristo” — localizada no Museu Thorvaldsen, em Copenhague, e apreciada por gerações — seja a mais visitada no mundo.
No inverno, o príncipe da Dinamarca convidou Thorvaldsen ao palácio. Durante o café da manhã, enquanto contemplavam a neve caindo, o príncipe declarou como adoraria ter um boneco de neve no gramado do pátio. Thorvaldsen, imediatamente e sem se preocupar em vestir-se com as roupas de inverno, começou a construir um boneco de neve. Ele passou horas trabalhando ali no pátio. Foi meticuloso nos detalhes, especialmente dos traços faciais.
Quando ele terminou, o príncipe e sua família aplaudiram seu maravilhoso trabalho. Mas, na manhã seguinte, o sol apareceu e, no final do dia, o boneco de neve já estava derretido e em esquecimento. À noite, Thorvaldsen ficou com febre, desenvolvendo uma pneumonia. Durante semanas, ele ficou entre a vida e a morte.
Antes de sua recuperação, um jornalista local cobriu a estada de Thorvaldsen no palácio. Ele escreveu como teria sido trágico um homem com tamanho dom e capacidade de construir monumentos que durariam gerações, ter desperdiçado sua vida ao esculpir algo temporal como um boneco de neve.
E quanto a você? Está deixando um legado que permanecerá para a eternidade, ou está desperdiçando sua vida construindo “bonecos de neve” temporários aqui na terra?
Em Mateus 6.19-21, Jesus diz: “Não acumulem tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”.
O último grande mandamento que Jesus deixou para nós, Seus seguidores, antes de retornar ao céu, foi o de “ir ao mundo e fazer discípulos de todos os povos”. (Mt. 28)