02/12/2019
Start Frontiers 2020 | 26 de Janeiro a 02 de Fevereiro, 2020

Quem é a Frontiers?

A Frontiers é uma organização interdenominacional com mais de 35 anos de experiência com a vocação de trabalhar exclusivamente com muçulmanos, principalmente nos lugares onde Cristo ainda é não conhecido.

Atualmente a Frontiers está presente em mais de 50 regiões muçulmanas com mais de 250 equipes no campo, trabalhando e atuando em várias áreas, como saúde, socorro, educação, negócios e tantas outras.

Toda essa experiência tem ajudado na preparação dos candidatos e dado ferramentas aos trabalhadores em campo.


O que é curso?

Treinamento de capacitação e preparo pré-campo para obreiro que quer atuar com povos muçulmanos através de ferramentas práticas e contextualizado ao islamismo, englobando também cuidado interpessoal, individual, familiar, aquisição linguística e entre outros conteúdos. Tudo para conseguir chegar e permanecer no campo. Dê um START no seu chamado.

O treinamento contempla 5 grandes áreas:

    - Introdução a plantação de igrejas em contextos muçulmanos: Plantar igreja é uma nobre e bastante desafiadora tarefa. Em um contexto muçulmano, a complexidade aumenta. Mas, como movimento, temos visto não apenas uma ou duas igrejas nascerem nesses contextos, mas centenas e, às vezes, milhares delas se fortalecendo e se multiplicando!

    ▪  Como isto acontece? Como Deus tem agido?

    Nunca, desde o século VI, tantos muçulmanos se converteram a Jesus como nos últimos 30 anos.

    ▪  Como participar de forma relevante desse momento único na História?

    ▪  O que é preciso saber para chegar ao campo e poder fazer alguma diferença?

    Você se sentirá mais preparado depois de participar dos seguintes módulos.
    - Introdução a Cultura e Aquisição Linguística: Muitos que estão levando o Evangelho a outros povos carregam-no embrulhado em um pacote difícil de abrir: sua cultura, seu etnocentrismo.

    ▪  Como saber se você levará Jesus ao seu amigo muçulmano ou apenas os valores culturais brasileiros dos que seguem a Jesus aqui?

    ▪  Como devemos nos inserir numa cultura e numa sociedade?

    ▪  Nós nos tornaremos iguais a eles?

    ▪  Temos que negar a nós mesmos, até mesmo nossa identidade?

    ▪  Será que vale à pena gastar tanto tempo para aprender o idioma?

    ▪  á outras formas mais fáceis para compartilhar o Evangelho?

    - Relacionamentos Interpessoais: Antes de sair a campo, todo membro de Frontiers deve estar comprometido a realmente fazer parte de uma equipe. Prezamos por relacionamentos que estimulam nossa fé, uma comunicação que honra a Deus, e fundamentos bíblicos para lidarmos com conflitos. Os candidatos também precisam entender e se preparar para o impacto que a equipe e o campo transcultural terão sobre sua vida como solteiro, casado, pai/mãe, filho/filha.
    - Saúde Espiritual: A vida no campo é maravilhosa, mas cheia de dificuldades. Não tememos os sofrimentos, pois sabemos que fazem parte. E sabemos que, sem forte convicção de chamado e resiliência, dificilmente alguém é frutífero no campo. Antes de sair do Brasil, é esperado que todo membro tenha intimidade com o Senhor e esteja disposto a prestar contas sobre seu crescimento espiritual, caráter e santificação. Não exigimos perfeição, mas clareza de suas forças e fraquezas relacionadas a práticas espirituais, como leitura bíblica, oração e uso dos dons espirituais, e intenção objetiva de crescer nessas áreas.
    - Sobre a Frontiers: A essência. Há tantas organizações excelentes por aí! Por que, então, ir com a Frontiers? Certamente, não é para todos. Temos nossos valores (que podem ser mais ou menos alinhados aos seus), nosso jeito de ser (que pode fazê-lo vibrar e avançar ou, talvez, paralisar), nossas peculiaridades (que podem causar-lhe estranheza ao nos comparar com os outros, ou fazê-lo se sentir em casa). O que, de verdade, nós queremos é que o Reino de Deus cresça! Estamos aqui apenas para servir.

Para quem se destina?
    -  Tem um chamado de ir ao campo para trabalhar com muçulmanos, mas nunca foram;
    -  Tem um chamado de ir ao campo para trabalhar com muçulmanos, mas não sabe por onde começar;
    -  Não conseguiram achar uma agência ou organização para ir pro campo;
    -  Acessos limitados à cursos preparatórios para ir pro campo;
    -  Falta de perspectiva e informações prática sobre o campo missionário;
    -  Está sem uma agência ou organização missionária;
    -  Já foi para o campo mas entendeu que precisa de mais preparo;
    -  Tem interesse por missões com povos muçulmanos e quer participar de alguma forma;
    -  Líderes de missões ou pastores que querem engajar sua comunidade.
Para quem não se destina?
    -  Espera ter formação acadêmica e teórica na área de islamismo;
    -  Quer apenas servir refugiados muçulmanos no Brasil (se este é o seu caso, temos muitos parceiros que estão fazendo isso com excelência e podem te ajudar! MAS se vc quiser servir na Frontiers A PARTIR do Brasil, você é bem vindo!!! Pode servir conosco na base de envio!);
    -  Com o trabalho no campo almeja recompensas terrenas, conforto ministerial, segurança, proteção e comodidade.

Quando?

Data: Dia 26 de Janeiro a 02 de Fevereiro de 2020

Onde?

Local: Rua Jovens da Verdade 55, Mirante - Arujá/SP

Qual é o investimento?

Valor por participante: R$ 990,00

Crianças de 5-10 anos: R$ 495,00

Crianças até 4 anos: Gratuito

* Inclui estadia completa, alimentação e material.
Quais são as formas de investimento?

-  À vista (boleto bancário ou depósito bancário)
-  Cartão de Crédito (pagamento no primeiro dia do evento, em até 12 vezes, com juros da operadora)



Conteúdo do Treinamento

Introdução a plantação de igrejas em contextos muçulmanos


-  Islamismo: realidades e desafios atuais.

  • Não existe um único Islamismo, mas vários “islamismos”, várias realidades. Cada uma delas, dependendo do contexto, possui um desafio diferente. Mas, de alguma forma, praticamente todas sofrem com o seguinte fato: a Igreja de Cristo tem assumido uma posição de medo e ódio em relação aos muçulmanos, ao invés de amor e respeito.
  • Como você ama os muçulmanos? Aliás, você os ama e respeita? Você consegue levar outros a amá-los e respeitá-los? Nosso lema é "Com amor e respeito, convidamos todos os povos muçulmanos a seguirem Jesus".

-  Discipulado de muçulmanos.

  • Abordaremos a definição de discipulado à luz de exemplos concretos na Bíblia. A partir daí, observaremos como os muçulmanos têm-se tornado discípulos de Cristo com base apenas na Palavra de Deus, na Bíblia Sagrada — sem apostilas, manuais ou livros teológicos. Lembrando que muitos desses povos ainda não possuem NENHUMA igreja entre eles, ou seja, nenhum pastor, nenhum teólogo, nenhum seminário.
  • Você aprenderá a usar a Bíblia de forma simples, para abrir caminhos a fim de que muitos muçulmanos aprendam a obedecer a todos os mandamentos de Jesus.

-  Movimentos de Plantação de igrejas em contexto islâmico.

  • Apresentação histórica de movimentos;
  • Apresentação de diferentes metodologias de plantação de igrejas;
  • Aprofundamento em Movimento de Multiplicação de Discípulos (MMD).
  • Mergulhado em contextos islâmicos, você sairá com um treinamento básico para chegar no campo em uma equipe que aplica princípios de MMD, sabendo o quê e o porquê eles fazem evangelismo e discipulado de modo diferenciado daqueles que você teve na sua igreja aqui, no Brasil, em contexto católico.

-  Compartilhamento de boas novas: oralidade, o contar histórias, "pessoas e famílias de paz".

  • Serão diferentes aulas, em diferentes momentos, aprendendo ferramentas práticas (e simples!) para compartilhar as boas novas de Jesus, sempre focados no alvo: ver comunidades de seguidores de Jesus firmados na Bíblia e adorando a Deus.
  • Nas abordagens, levamos em conta as diferenças culturais, pois eles possuem uma cosmovisão diferente e ouvem histórias, testemunhos, pregações, etc. de um modo peculiar, que difere do nosso.

Introdução à Cultura e Aquisição Linguística


-  Cultura e contextualização em campos muçulmanos.

  • Ênfase nos aspectos antropológicos mais significativos para os contextos muçulmanos.
  • Discutiremos polêmicas relacionadas a níveis de contextualização.
  • Desmistificaremos algumas questões importantes.
  • Não queremos etnocentrismo em nossa comunidade – e dizem nesse mundo afora que os brasileiros têm um dos perfis mais etnocêntricos.

-  Business as Mission (na real): relevância na sociedade

  • Todo mundo já sabe que na maioria dos campos missionários não se entra como pastor. Muitos estão indo, então, com suas profissões e empresas. Mas isto não é o suficiente.
  • Entenda quais são os grandes problemas e as grandes soluções de BAM.
  • Ouça testemunhos, em primeira mão, de dois empresários que não apenas gerenciam negócios sob os valores do Reino — e expandem o Reino desta forma — mas têm como principal objetivo ver comunidades de seguidores de Jesus crescendo entre um povo muçulmano.
  • Entenda como se preparar para isso.

-  Introdução ao GPA (Growing Participator Approach): uma ferramenta para aquisição linguística* (sessões após o encerramento).

  • Aprendizagem de um método que não usa memorização, tradução e regras gramaticais (pelo menos até você já estar-se comunicando).

Relacionamentos Interpessoais


-  Autoconhecimento e vida em equipe

  • O propósito é identificar um perfil de personalidade, entender quais são seus padrões mais comuns, e como seu perfil interage com outros perfis, já que você vai viver em equipe, no campo.
  • Quais são os grandes segredos para viver bem em equipe, já que uma das causas mais comuns de retorno precoce é relacionamento interpessoal e intra-equipe.

-  Resolução de conflitos

  • Apresentaremos um método, com fundamentos bíblicos. Um passo a passo sobre o que fazer diante de um conflito.

-  Impacto do campo em cada fase da vida: solteiros, casados, filhos.

  • Tempo para alertar sobre o impacto na dinâmica familiar e na vida de solteiro, ao chegar no campo.
  • Você não resolverá todos os seus problemas aqui. Você sairá dessa aula sabendo que tem muito mais problemas do que imaginava, e precisará buscar soluções para eles. Calma! Nós lhe daremos algumas sugestões para isso.

-  Member care e autocuidado.

  • Explicação sobre como funciona a área de Member Care na Frontiers, um de nossos diferenciais. (cuidado do obreiro para se preparar para ir pro campo e também durante o tempo no campo.)
  • Como é feito o cuidado no campo, quais as ferramentas disponíveis;
  • Vai conhecer a rede de especialistas no assunto, e quais os principais protocolos. Tudo isto funciona ainda melhor quando cada um tem consciência de seu chamado e responsabilidade diante de Deus e cuida-se diariamente: física, mental, emocional e espiritualmente.
  • Aprenda ferramentas de autocuidado e conheça os principais distúrbios no campo, para preveni-los e combatê-los.

Saúde Espiritual


-  Resiliência

  • Reflexão sobre resiliência. Fizemos uma pesquisa com nossos obreiros de campo mais resilientes e notamos neles algumas características. Depois dessa palestra, você poderá sair identificado com eles, ou ciente de onde precisa melhorar. E, claro, poderemos te ajudar nisso.

-  Cristologia e Eclesiologia

  • Você sai dessa aula entendendo (ou se questionando até entender) Cristo e a Igreja de forma mais profunda, especialmente frente à teologia islâmica e ao mundo transcultural.

-  Práticas espirituais

  • O objetivo é identificar quais as práticas espirituais que você precisa fortalecer antes de sair ao campo. Fazer um plano, buscar uma pessoa a quem vai prestar contas, e se fortalecer.
  • Também serão abordados os temas "sinais e maravilhas" e "batalha espiritual".

Sobre a Frontiers: A essência


-  Nosso ethos, valores, diferenciais, processos, jeito de ser.

  • Conhecerá: Nossos valores (que podem ser mais ou menos alinhados aos seus)
  • Nosso jeito de ser (que pode fazê-lo vibrar e avançar ou, talvez, paralisar)
  • Nossas peculiaridades (que podem causar-lhe estranheza ao nos comparar com os outros, ou fazê-lo se sentir em casa).
  • O que, de verdade, nós queremos é que o Reino de Deus cresça! Estamos aqui apenas para servir.
  • Saberá mais sobre nossa estrutura internacional, deveres, políticas e benefícios

-  Segurança física e digital.

  • Protocolos de segurança para membros da organização.
  • O que fazer se você for sequestrado no campo? O que sua igreja pode fazer por você? Como a Frontiers ajuda?

-  Política de proteção a crianças e adolescentes

  • Protocolos de segurança para os menores de idade, prevenção de qualquer tipo de abuso. Nossas crianças são demasiadamente importantes!

-  Mobilização: engajamento das igrejas.

  • Orientação sobre como levantar parceiros que o acompanhem e o animem na jornada, que o sustentem com orações e ofertas, que o aconselhem e lhe deem bronca, se necessário, que o acolham.
  • Como “contaminar” outras pessoas com a visão maravilhosa que Deus deu a você, e dar-lhes o privilégio de irem juntos.
  • Apresentação de diferentes abordagens. Você sairá com "o caminho das pedras" bem definido.


Quem são os palestrantes?
Marcos Napoli
Fundador e diretor da Frontiers Brasil há 15 anos, bacharel em teologia, já esteve em mais de 30 países, ministra sobre islamismo e captação de recursos para missões.
Kevin Boot
É presidente do Perspectivas Brasil, e vice presidente da Frontiers Brasil, com Mestrado em Missões, casado com Carla, tem 2 filhas. Arde em seu coração o desejo de ver Deus sendo glorificado entre todos os povos.
Sara Napoli
Fundadora da Frontiers Brasil juntamente com seu esposo Marcos Napoli. Mãe de 3 filhos trabalhadores em campo muçulmano e 7 netos. Professora, assistente social e atual diretora de gestão na Frontiers, servindo também em missões de curto prazo e member care.
Katsue Arakaki
Faz parte da Frontiers desde 2008, sendo a primeira brasileira enviada ao campo. Hoje atua como Diretora de Relações Internacionais na Frontiers Brasil. Casada com Fabio. Formada em Administração e Teologia.
Aline Tiossi
Casada com o Rômulo e mãe da Esther. Está na Frontiers desde 2017, sendo a Coordenadora de Member Care na Frontiers BR e integrante do Member Care internacional Frontiers. Facilitadora de encontros de saúde mental do CIM-SP da AMTB. Formada em psicologia clínica analítica, aconselhamento e realiza avaliações psicológicas pra contexto transcultural.


Participação Especial
Samir
Engenheiro, casado e pai de três filhas. Mora na Ásia desde 2006, mobilizando, treinando e enviando obreiros para catalisar movimentos onde não há presença da Igreja. Lidera uma equipe multicultural de latinos desde 2011. Como equipe, começou várias pequenas empresas, treinando centenas de latinos e asiáticos, enviando várias equipes de longo prazo em áreas não engajadas ao evangelho.
Arturo Symes
Pastor em uma grande denominação da Colômbia, casado, tem 2 filhos. Neto de missionários pioneiros naquele país, viveu por muitos anos no Oriente Médio com a Frontiers, em que continua atuando como mentor de líderes de equipes no campo e bases de envio.



Como se inscrever?

Para garantir sua vaga, deposite ou transfira R$ 100,00 na conta corrente a seguir:

FTS BRASIL
CNPJ: 26.601.082/0001-13

Bradesco
Agência: 1523
Conta Corrente: 19191-4

Enviar recibo (foto) pelo WhatsApp:
(11) 9 7252-6187
(11) 9 8315-8940

*Só esse depósito garante o registro de sua inscrição, assim que recebermos a confirmação do depósito, informaremos pelo WhatsApp.

Reserva para crianças de 5-10 anos - R$ 50,00. Haverá atividades para crianças de 5 a 10 anos.


Fazer Inscrição →

Veja Mais

Nossa Missão

Frontiers está trabalhando para cumprir a Grande Comissão entre povos muçulmanos que não conhece a mensagem salvadora de Jesus Cristo.

Confissão de Fé

Cremos na inspiração plena e verbal das Sagradas Escrituras, o Antigo e Novo Testamento, e que estes têm autoridade divina e são suficientes, infalíveis e sem erro em seus manuscritos originais.

Blog

Veja artigos, posts, curiosidades em nosso blog.


contato@frontiers.org.br
(11) 9-8315-8940 - TIM
(11) 9-7252-6187 - VIVO